Filmes de gênios que todos deveriam assistir


Uma mente brilhante
O filme retrata a vida do matemático e economista John Forbes Nash ganhador do prêmio Nobel de economia em 1994 e do prêmio Abel (Nobel de Matemática) em 2015. Na matemática ele contribuiu com geometria e equações diferenciais parciais, sistemas complexos, criptografia e da física e na economia contribuiu com a Teoria do Jogos e também desenvolveu sua própria chamado Equilíbrio de Nash.  No enredo vemos basicamente a vida dele desde sua aptidão pelos números até a sua vida adulta na academia. Além de sua genialidade John Nash sofria com a esquizofrenia, doença que o acompanhou durante uns 25 anos de sua vida e ao longo dos últimos anos em que estava curado relatou ter decidido voltar a racionalidade. O filme intercala entre seus momentos de lucidez e seus ataques esquizofrênicos. 
O filme ganhou o Oscar de 2002.






A rede social

O filme traz a história de Mark Zuckerbeg, o nosso docinho de coco hahaha, com a sua genialidade na computação e sua tímida vida nerd de um estudante acadêmico de Havard. A cinematografia foca na suas ideias e paradigmas até criar a rede social facebook dentre um desses dias solitário e de desilusões. O fato é que Mark percebeu a dificuldade de se obter informações sobre pessoas e de contato social e foi a ideia que o revolucionou no mundo. Quem ajudou ele com ideias e o ajudou a começar a faturar com a rede social foi o seu até então amigo e co-fundador do Facebook o economista brasileiro Eduardo Saverin que nessa época teve a visão que complementou o negócio de Zuckerberg.
No filme foi retratado como um garoto nerd que tinha dificuldades com relacionamentos e que vivia planejando ideias de programas que fossem úteis, bem o típico perfil dos estudantes de Havard. Uma dica, se puder ler o livro será mais divertido para os que gostam de leitura.






Gênio indomável

Um jovem faxineiro da Universidade de Boston chamado Will Hunting tem talento para a matemática. Um dia o Professor Lambeau propõe um exercício para os seus alunos, o jovem Will em sua rotina de trabalho observa aquele exercício e resolve no quadro. O Professor ao chegar no outro dia e ver o exercício resolvido sai em busca de quem conseguiu decifrar seu enigma. Até que um dia encontra Will resolvendo questões no quadro. Ao buscá-lo descobre sua detenção por maus comportamentos. Um dos acordos judicias do rapaz passa a ser frequentar suas aulas de matemática e fazer terapia, porém ele leva a terapia no deboche fazendo pouco caso e até zombando dos terapeutas, até que o Professor Lambeau indica o seu amigo terapeuta Sean para o acompanhar e somente com esse ele começa a evoluir. 
O Will tem dois lados, o do garoto rebelde e que se mete em brigas e confusões e o do rapaz que tem genialidade para assimilar conteúdos e aprende-los de forma genial. Isso fica claro ao resolver cálculos e ao surpreender uma acadêmica em um bar ao discutir com um outro estudante assuntos de fatos da história.




O jogo da imitação

Esse filme merece o Oscar. Retrata a história do matemático e cientista da computação americano Alan Turing, o inventor da "Máquina de Turing", que ele trabalhou durante muito tempo para construí-la e foi através dessa máquina que conseguiram criptografar as mensagens trocadas pelos alemães durante a II Guerra Mundial. Assim eles podiam saber sobre as próximas invasões dos alemães e propor estratégias para combatê-los. A máquina conseguiu reduzir milhões de mortes com essas informações e a estimativa é que encurtou a guerra em 2 anos á menos. 




A teoria de tudo

O filme retrata a vida do físico Stephen Hawking e é inspirado no livro de Jane Hawking que foi casada com o mesmo. O filme retrata não apenas a genial descoberta de Stephen sobre o tempo como a criação daquilo que ele chamou de A teoria de tudo. Além de seu talento para a física, Stephen também descobriu quando tinha 21 anos que sofria de esclerose, uma doença degenerativa que o acompanhou durante a vida, apesar disso mostra a paixão que Stephen tinha pelos seus estudos e descobertas. O filme é contado, aos poucos vamos entendendo, pela visão da Jane, então vemos os cuidados que ela teve com ele durante os piores estágios da doença e também como foi companheira.
Stephen foi um exemplo de determinação e não se deixou limitar pelas dificuldades físicas.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.