Como eu era antes de você [livro e filme]



Há alguns anos atrás eu li o livro Como eu era antes de você da autora Jojo Moyes, a estória é muito impressionante e o enredo tem muito tom de realidade. No livro eu tive a impressão de todos os detalhes que são maiores expostos sobre a vida de Louisa Clark e Will Traynor. Além daqueles clichê de livro de romance, percebemos um ser humano encantador protagonizado por Louisa, cuidar de um tetraplégico de 35 anos e milionário que tem tudo mas lhe falta o essencial que é se apaixonar pelas coisas simples da vida e ter mais diversão diante da sua agora então monótona vida. Enquanto que para ela, Louisa com seus 26 anos e com a sua vida caminhando para um rumo que não esperava, foi se encontrando diante da sua busca em tentar fazê-lo mais feliz e com isso foi tornando-se mais feliz também.
Esse tinha tudo para ser um fim repetitivo e torna sem graça porém não deixou de ser trágico. Ontem, ao assistir o filme eu percebi que diferente de outras adaptações literárias para a cinematografia este enredo conseguiu não distanciar-se muito do livro. O que me deixou contente. Não adianta esperar que consigam colocar os detalhes e todas as cenas pois não teria tempo suficiente para que ocorresse dessa forma em formato de filme. O nos resta é sempre torcer para que as adaptações saem o mais próximas possível, o que foi este o caso.
O que mudou? O que eu percebi foi o personagem do Will Traynor menos ranzinza do que no livro. No filme ele estava uma pessoa amargurada mas em uma medida controlada, já a Louisa Clark apresenta uma felicidade maior do que no livro. Fizeram uma personagem o tempo todo de bem com a vida independente da situação, ressalvo alguns momentos de impasse com o seu amado Will. Os outros personagens secundários tiveram uma boa relevância no filme. O namorado dela Patrick teve um pouco mais de voz no filme apesar de no livro aparecer em várias cenas. No filme da mesma forma que no livro Patrick e a Louisa ficou nítido como um casal sem graça sendo que no filme ele pareceu ser muito mais frio. Uma coisa interessante é que no filme ele percebe a forma como a Louise aproxima-se do Will é claro isso na cena da janta de aniversário dela. O Will não demonstra tanto sentimento quanto esperava-se dele, e isso é explicado pela decisão que ele havia tomado o tornando compreensível.
Em geral, eu gostei mais do livro, relutei para assistir o filme porque sabia do final. A adaptação foi bem produzida e conseguiu transmitir muito do que está no livro. Com a ressalva da penúltima e última cena onde não mostra o final dele como eu esperava, porém a parte da Louisa deu a entender que poderá vim uma continuação cinematográfica por aí.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.