Segunda-feira póstuma

A última vez em que nos vimos foi em uma segunda-feira, agora todas as segundas me lembram de você. Como eu gostaria que fosse diferente, como eu gostaria que não tivesse um fim. Você sabia o tempo todo que um dia iria partir. Você sabia o tempo todo que iria me deixar.
Você foi a resposta pronta para as minhas loucuras de adolescente, eu sempre fui como você mas demorei muito para perceber isso. Só descobri depois de te ver partir o quanto em mim tem tanta personalidade sua. Eu sempre repito alguns de seus comportamentos e sem perceber me torno mais parecida com você, talvez isso me deixa mais forte para continuar sem ti. 
Eu sou aquela mesma sua neta, você sempre será mais dura do que eu posso ser. você sempre enfrentou tudo sem chorar, você sempre foi mais forte. Eu sempre vou admirar o que você significou para mim, parte dos motivos de eu ser assim. Lembro me do seu olhar impactante, tudo em ti remetia  garra, me sentia fraca diante da sua dureza. 

O treze de janeiro passou despercebido, ao olhar o relógio percebo que era seu aniversário, passam de seis horas da tarde e eu lembrei que era do signo de capricórnio e hoje eu eu devia ter ido te fazer uma visita, te dado um abraço e um beijo na bochecha. Eu costumava ser aquela que passava mais tempo contigo e também a primeira a querer ir embora, as vezes eu sentava no seu colo, te agarrava e você ás vezes me pedia para comprar alguma coisa, aliás mercado era o que mais lembrava a gente, eu aprendi contigo a admirar os números e a saber lidar com eles para ter uma boa conduta financeira e sempre se manter estável. Você era impetuosa, deslumbrante e destemida. Eu era ingênua e fraca. Se bem que você me dizia o quanto eu era esperta e sagaz.
A segunda-feira foi o melhor e o pior dia. São cinco anos sem você agora.O seu olhar ainda ficou na minha mente, não consigo esquecê-lo, um olhar escuro e misterioso, um jeito direto de transmitir informações, não havia rodeios e nem meias palavras, tudo era diretamente proferido por você. Sentada assistindo uma tela ou simplesmente ao pé do fogão, por vezes costurando ou simplesmente olhando o tempo passar.
Não consigo deixar de lembrar aquelas coisas que foram ditas, o que eu aprendi estudando a sua forma de ser. As suas histórias que me fazia querer ter vivido no seu tempo. O jeito como você me deixava sem jeito ao entregar os meus truques e brincadeiras.
Eu tive um último dia para estar com você, um único dia antes do seu coração parar. Eu estava tendo a chance de cuidar de você pela última vez, eu olhei no fundo dos seus olhos enquanto você comia, logo seus olhos negros encontraram os meus, e fez uma breve comunicação. Eu tive a chance de te conhecer e eu tive a chance de estar ao lado da mulher mais destemida e determinada. A sua simplicidade e a sua personalidade forte fizeram de você alguém sem medidas. Por um breve momento, eu sinto que tudo o que vivemos será eternizado em meu coração.
Jamais deixarei de ver os seus olhos dentro da minha imaginação, 
não terei como escapar dos seus olhos nos dias em que me sentir desorientada, 
não poderei deixar de usar suas frases quando precisar ser sábia 
e não poderei dizer adeus mesmo sabendo que você já partiu.

Com amor, para a  VOVÓ.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.