Fragilidade

Se eu pudesse te enviar algo para ler nesse momento saiba que te indicaria o poema Ausência de Vinícius de Moraes e o Poema 20 ou Se você me esquecer de Pablo Neruda. Não que eu queira te fazer ser fã de poesia mas eu não consigo usar tantas palavras para descrever meus sentimentos. Não tem como descrever atitudes que foram construídas por você dia após dia, não que eu tenha que falar para você todas as minhas razões e os meus caminhos, entre a gente não existia abertura suficiente para falar sobre mim, já que você me negou todas as partes de você. 
Eu detesto ter que recuar todas as vezes. Isso é um vício que me corrói todas as vezes em que eu entro em uma zona de perigo. Deixei o espaço suficiente para que você faça o que quiser e como queira fazer. Eu deixo as portas abertas e as janelas também, quero te ver livre para voar por onde quiser e depois perceber que chegou perto de um diamante procurando por bijuterias. 
Enquanto uns maltratam o coração da gente, outros fazem de tudo para poder curá-lo. Na vida é assim, enquanto não entendemos que existem aqueles que só querem se aproveitar da nossa fragilidade, outros querem apenas nos fazer felizes. O erro da maioria das mulheres é encontrar abrigo na primeira opção e depois acabar com o coração despedaçado. Entre ser feliz no amor e ser feliz sozinha, na dúvida escolha ser sozinha. 
Estar sozinha é melhor que ser a segunda opção de alguém, do que sempre ser o segundo plano e ter tudo pela metade, viver sempre a mercê de desculpas e de mentiras. Viver insegura, frágil e carente. Sendo manipulada emocionalmente por quem não dá o real valor... Algumas coisas não saem como planejamos, o outro não é como esperamos, ninguém pensa que vai estar sozinha por longo tempo ou que vai ter tanta dificuldade em encontrar alguém leal e que compreenda cada parte sua. Sofrer, chorar, nada disso vai adiantar, porém diminuirá a nossa dor dia após dia. 
Outro final de semana sozinha, outra manhã, outra tarde, outro dia, outro circulo e assim a vida segue. Eu disse para mim mesma que não iria aceitar menos do que mereço, apesar de não ter tudo o que mereço, eu não aceito ser limitada por aquilo que está muito abaixo de tudo o que fiz para merecer. Eu não suporto receber menos do que eu lutei para ter. Se pessoas que não lutam e não se preparam para nada recebem bons acontecimentos em suas vidas por que eu que sempre me esforcei para ser quem sou e dar e para receber somente do bom e do melhor iria me contentar com menos? 
Cada um de nós sabe exatamente quem é. Conhece a si mesmo e entende o que merece e o que recebe. As vezes você se apaixona por uma pessoa que por alguma circunstância não poderá te dar aquilo que quer e nem estar contigo como você gostaria. O que você faz? E se essa pessoa não age com sinceridade e você se sente violada ou parte de um plano que você não apoia. A maioria de nós diria para esquecer, mandar embora, fugir dessa pessoa e por diante. Se fosse fácil resolver problemas ninguém teria nenhum. Ainda mais quando existe algum sentimento. A vida não é fácil e por isso todos os dias quando acordo luto para permanecer acreditando que internamente tudo será melhor.
Não adiantaria eu indagar o outro, esmurrar ou gritar tudo o que está dentro de mim, nada disso faria com que a vida mudasse e eu o desconhecesse ou não sentisse algo. A vida é perversa quando nos apaixonamos e fácil quando estamos sem qualquer sentimento amoroso por alguém. Se alguém dizer que a vida é simples e o amor descomplicado, por favor interne essa pessoa em um hospício que nessa altura já deve ter saído fora de si. Ainda resta a racionalidade, e assim seguimos. Na esperança de agirmos logicamente sem embaraços e torna tudo um pouco menos complicado e sofrido pelas emoções. Na dúvida, escolha a solidão.

4 comentários:

  1. Boa noite, prezada

    Donna Chieti

    É sempre uma grande alegria poder ler seus textos, sabe o que é mais impressionante? sempre me identifico muito com seus pensamentos, e neste texto não foi diferente, chego a pensar que esse texto foi escrito para mim (risos). Brincadeira a parte – gostaria de compartilhar algo.

    Encontrei uma pessoa incrível, eu sempre digo isso a ela. Mas tenho passado por uma situação semelhante neste relacionamento e muitas vezes não sei como agir, a minha primeira opção é dar espaço a ela e deixar ela ter o seu momento, pois, eu sei que ela tem suas razoes para agir de algumas maneiras. Entretanto, ela não entende que a ausência, a indiferença que costumeiramente ocorre por parte dela, me faz sofrer, isso é um fato e não meras especulações.

    Sabe, Donna, ela tem conhecimento sobre todas as coisas que são relevantes e importantes sobre a minha vida, ela sabe inclusive os meus piores defeitos. De acordo com minha pouca experiencia de vida, quando as pessoas querem conquistar alguém, mostram apenas a sua melhor versão.

    Para esta pessoa incrível que eu conheci, eu fiz questão de expor coisas importantes sobre mim, inclusive os meus defeitos. Sinceramente, eu acredito que nosso relacionamento é pautado pela sinceridade e cumplicidade, até quando a verdade me deixa fragilizado diante dela.

    Tenho sido acusado de coisas infundadas, baseadas apenas no senso crítico dela, e essas coisas tem sido o fator gerador para as suas ausências e indiferença. Toda essa situação não tem feito bem para mim, dessa forma eu não aguento mais. Veja, que bobagem, mas é justamente a indiferença que me machuca.

    As coisas devem ser vividas ao seu tempo, muitas vezes sinto ela ansiosa, eu fico até surpreso, pois eu é quem sou ansioso, mas quando estou com ela, tenho a impressão de que o mundo para e as coisas andam lentamente.

    Eu não tenho tido contato com ela nesses últimos dias, tudo bem se ela prefere desse jeito. Como eu gostaria que ela entendesse a importância dela na minha vida, como eu gostaria de compartilhar sobre todas as coisas que eu imaginei vivenciar com ela. Como eu gostaria de receber uma mensagem dela agora neste momento, dizendo que por mais que haja dificuldades, o lugar dela é comigo.

    De todo modo, eu estava de certa maneira desorientado sobre a melhor forma de agir com ela, mas após ler as poesias mencionadas no seu texto, sinto que talvez seja hora de deixa-la partir – ainda que essa seja uma decisão errada – por mais que eu sofra a dor pela perda de alguém por quem tenho sentimentos especiais, únicos e inexplicáveis.

    Embora, eu tenha tomado essa decisão de deixa-la seguir seu caminho, não sei porque, mas de alguma forma sinto que esse não será o nosso fim - não sei se é pelo fato de no fundo, bem lá no fundo eu deseja desesperadamente que ela fique - ou talvez porque realmente não é o fim.

    Donna, obrigado pela oportunidade e peço desculpas pelo desabafo, mas não tenho ninguém com quem posso compartilhar sobre meus sentimentos.


    Nobre Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Nobre Senhor,
      eu amo ler grandes textos principalmente de você que é alguém especial aqui no blog. Pela situação relatada, ela não está sabendo lidar com os seus próprios sentimentos, está insegura, com medo pelo que sente. Ela sabe que o que sente é muito forte e remete a algo nunca experimentado antes. Ela ao certo decidiu afastar-se por sentir que sua atenção devia estar esfriando e por pensar ser algo tão inusitado o que vocês estão vivendo sentiu-se frágil e preferiu ter um tempo de reflexão.
      Os sentimentos dela a faz querer voltar para você, estar junto contigo a cada momento e viver o que tiverem de viver mas ao mesmo tempo ela pode pensar em quão errado seria não ter certeza de nada. Em algum momento você deve ter deixado de ser claro com ela ou a deixou desconfiar de suas atitudes com ela. Se você quer algo que possa ser especial deve construir algo sólido. O que todos os relacionamentos saudáveis possuem: respeito, confiança, sinceridade, cumplicidade.
      Que bom que leu as poesias, os autores descrevem homens arrependidos pela ausência de suas amadas. De certa forma é uma reflexão de como deve-se os casais cuidarem de seus relacionamentos para que ambos não venham distanciar-se e sofrerem.
      Se a sua amada não entrar em contato, talvez você possa dar o primeiro passo.
      Espero que vocês se acertem. É triste ver casais apaixonados separados.

      Excluir
  2. Prezada Donna Chieti,

    Suas palavras aqueceram meu coração, tranquilizaram meus pensamentos e apaziguaram minha alma. Vejo o quanto é importante observar as coisas de outra perspectiva. Muitas das coisas ditas fazem todo o sentido, ainda mais agora, após fazer uma reflexão sobre o relacionamento que temos.

    Percebo toda a insegurança dela (justificada), sinto o receio que ela tem por seus sentimentos, que até então são desconhecidos e a cada dia aflorando mais. Realmente, tudo isso, somado a possibilidade da minha falta de exatidão com algumas coisas, pode ser um gatilho para o afastamento e a percepção de fragilidade que por algum momento aportou sobre seus pensamentos. Tenho a convicção que do nada, nada surge.

    Sabe, Donna, com ela, eu realmente quero ter algo especial, pois ela possui uma magia ao falar, doçura em seus pensamentos, temos uma conexão muito forte, as vezes consigo sentir os pensamentos dela buscando os meus, sinto que há tantas palavras a serem ditas, muitos sentimentos para serem vividos.

    Donna, obrigado por gastar um pouco do seu precioso tempo com um romântico apaixonado em busca de sua amada.



    Nobre Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nobre Senhor,
      eu espero que você e sua amada estejam bem. Não é todo dia que vemos casais apaixonados vivendo algum dilema e que precisam provar para si mesmos o quanto o sentimento deles são forte. Viva intensamente isso que vocês tem, não é todos que tem o privilégio de se apaixonarem perdidamente e intensamente por alguém. Com o tempo tudo sempre é esclarecido e os apaixonados se encontram.

      Boa sorte e tenha um excelente fim de semana.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.