[Resenha] O livro do porquê





Ficha técnica
ISBN: 978-85-8044-806-1
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 272
Ano de lançamento: 2013
Tradução: Tina Carvalho Gouveia
Gênero: romance


Sinopse: Eric Newborn está acostumado a lidar com pessoas cujas vidas estão em crise. É um aclamado autor de livros motivacionais e também um inspirado palestrante. No entanto, quando sua esposa morre, a angústia o toma de forma inescapável. Ele se recolhe com a cadela, Ralph, em sua isolada casa em Martha’s Vineyard. Cinco anos mais tarde, numa noite agitada de tempestade, um carro sofre um acidente em frente a sua casa e uma mulher bate à porta, procurando ajuda. Sam é uma admiradora que estava à procura de Eric, convencida de que ele saberia dar sentido às coincidências que, simultaneamente, destruíram e deram nova cor à vida dela. À medida que Eric e Sam orbitam um em torno do outro, como constelações num gigantesco universo, eles se põem a buscar respostas para suas perguntas, e encontram significados em sinais que às vezes ignoramos diariamente.

[Resenha] 

Ao primeiro momento temos contato com a vida solitária do escritor e palestrante Eric Newborn que vive recluso com a sua cadela Ralph desde que perdeu a sua esposa. Ao ser abordado subitamente por uma fã que o procura volta a sua história narrando os acontecimentos aleatoriamente. Após escrever livros de auto-ajuda e levar diversas pessoas a acreditar e a viver as filosofias espirituais relatadas por Eric, que nesse momento não se reconhece mais como aquele homem que escreveu esses livros. Após essa fã chamada Samantha o procurar e os dois sofrerem um acidente e voltando desde que tudo começou. 
Vemos no romance uma história que reflete muito mais a drama de um homem (Eric Newborn) que se via inspirado a acreditar que tudo aquilo que nos acontece é pelo poder da intenção, ao passo que se eu intencionar coisas boas a minha vida isso me ocorrerá, no entanto esse homem acaba sendo questionado a repensar as suas crenças após a morte de sua esposa. Assim, torna-se solitário e vivendo dia após dia com a sua cachorra nas lembranças da vida que tinha no passado quando sua mulher ainda era viva.
Os leitores de Eric Newborn o escrevem e o seguem na tentativa de obter respostas para muitas perguntas que eles possuem sobre o porquê de acontecimentos ruins ocorrerem quando pessoas são bem intencionadas. O fato era que nem mesmo o Eric possuía essas respostas e por essa razão decide escrever O livro do porquê, até porque a própria vida do autor é cheia de perguntas desde que perdeu o seu pai aos dez anos e depois a mulher que amava. 
Dentro dessa história principal do livro temos outras histórias como a da Glória Foster, as crianças adotadas por Eric e sua mulher e a da própria Sam que vai em busca de respostas por ter lido o livro e ter tomado decisões em sua vida e após isso não ocorreu o que esperava.
Eu tive a impressão de que esse livro foi dividido entre o autor e as pessoas que faziam parte da vida dele. O Eric o centro, pois tudo girou em torno dele e do que ele escreveu e acreditava e as pessoas que foram influenciadas ou fizeram parte da vida dele. O livro teria sido muito melhor se tivesse ficado claro o que aconteceu com os filhos adotivos de Eric e Cary, não ficou claro se a Sam superou os relacionamentos dela, o próprio Eric Newborn ficou sem um desfecho claro. Deixou muito a desejar. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.