A entrevista da Clarice Lispector

Clarice Lispector (1920-1977) nasceu na Ucrânia e imigrou-se para o Brasil com sua família ainda no começo de sua infância, seu nome que antes era Haia Lispector mudou para Clarice Lispector. Ela é uma das mais importantes escritoras do século XX, marcou a literatura brasileira pelo seu jeito único de escrever e pela sua personalidade, uma mulher forte e de olhar misterioso e língua presa. Ela viveu no Nordeste e também passou boa parte da sua vida no Rio de Janeiro, desde seus 12 anos de idade, o lugar onde escreveu A hora da  estrela seu último livro publicado e uma das suas obras principais. Nessa entrevista, a única disponível que encontrei ela chega a mencionar sobre sua obra que viria a ser a última. Há relatos que a tristeza dela nessa entrevista seria indícios de depressão.
Durante sua vida Clarice começou a estudar Direito, foi onde conheceu o marido diplomata que a levou a morar fora por anos e nesse mesmo tempo ela publica o seu primeiro romance Perto do Coração Selvagem que recebeu o prêmio Graça Aranha. Mais tarde Clarice retorna ao Brasil de volta para morar no Rio de Janeiro, separada do marido com seus dois filhos, embarca de vez em sua carreira de jornalista e escritora.
O seu último livro A hora da estrela ganhou versão cinematográfica e a atriz principal ganhou um prêmio em Berlin, Alemanha. A Clarice tinha uma coluna "Só para mulheres" em um jornal, fazia parte do Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro, ganhou o prêmio Jabuti com seu livro de Contos chamado Laço de Família. 
Ela chegou a sofrer queimaduras as quais precisou de cirurgias após dormir com cigarro aceso. Vivia sempre reclusa escrevendo e era considerada uma pessoa difícil. Escreveu livros infantis como O Mistério do Coelhinho Pensante, esses livros eram dedicados ao seu filho que a pediu para escrever algo a ele. Nessa entrevista percebe-se a complexidade que era Clarice e ao mesmo tempo era surpreendente e misteriosa. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.