[Resenha] Livro O existencialismo é um humanismo
"A escolha é possível em um sentido, mas o que não é possível é não escolher. Eu sempre posso escolher, mas tenho que saber que se não escolho, isto também é uma escolha. Pág 36,37"
Dessa forma, todos são obrigados a escolher e essa escolha individual engaja a humanidade inteira. Sartre salienta que quando o homem escolhe outros escolherão baseado na escolha dele e assim toda a humanidade é engajada pelas escolhas individuais de cada um e não tendo como deixar de assumir as responsabilidades de suas decisões.
A primeira decorrência do existencialismo é colocar todo homem em posse daquilo que ele é, e fazer repousar sobre ele a responsabilidade total por sua existência. Pág 20
Sartre faz questão de responder as críticas que fizeram ao existencialismo ao decorrer de todo o livro e também deixa claro que nessa filosofia o homem é livre e encontra-se desamparado de valores determinísticos, o existencialista não acredita em paixão avassaladora ou em qualquer outra desculpa que venha redimir o homem de seus atos, uma vez lançado no mundo o homem é livre e tem total responsabilidade por tudo em sua vida e não existe amparo ou justificativa para as suas escolhas.